PJ SC participa da 2ª Conferência Estadual de Juventude

postado em 2 de dez de 2011 04:13 por Paula Grassi

Durante os dias 19 e 20 de novembro aconteceu em Florianópolis a 2ª Conferência Estadual de Juventude de Santa Catarina.

A conferência teve como tema “Estado forte, juventude presente” e se propôs a discutir políticas públicas efetivas para com a demanda e garantia de direitos da juventude catarinense. Ela é parte do processo da 2ª Conferência Nacional da Juventude, que também contou com etapas municipais, regionais, territoriais e livres.

A Pastoral da Juventude se fez presente na etapa estadual com cerca de 70 participantes vindos de 7 dioceses do estado.

A Conferência encaminhou pontos importantes referendados no debate e construídos coletivamente como a criação da Pauta Catarinense da Juventude, bem como o compromisso assumido pelo Governo do Estado de criar o Conselho Estadual de Juventude, a partir de um processo articulado com as organizações juvenis catarinenses.

Para Joseanair Hermes, representante da PJ na Comissão Organizadora da Conferência Estadual, “A conferência estadual de juventude provou que o jovem, mais do que depositário de conhecimento, valores e atitudes que lhe são repassadas pelas gerações adultas, deve ser visto como fonte de iniciativa (ação), liberdade (opção) e de compromisso (responsabilidade) para com a construção do Brasil que queremos.”.

Ao final, foram eleitos 40 delegados para representar o estado na 2ª Conferência Nacional de Juventude (que acontece em Brasília, em dezembro). Destes delegados, 12 são da Pastoral da Juventude.

A 2ª Conferência Nacional será importante para contribuir na construção do Plano Nacional de Juventude, que desencadeará políticas públicas e metas para serem executadas em âmbito federal, estadual e municipal, tendo sempre em vista a vida juventude.

Comments